top of page

Mysite Group

Public·110 members

Quati Teste Psicologico.pdf



Jung nos alerta que qualquer descrição de um tipo, mesmo a mais completapossível, nunca será fiel, embora seja aplicável a muita gente. Uma das facetasdo homem é a singularidade e outra é a conformidade (Jung, Tipos psicológicos,pág. 895).No entanto, todas estas observações não chegam a anular o valor prático datipologia junguiana, no trabalho clínico, em RH, e no aconselhamentopsicológico escolar e profissional. Quando estamos atolados em um emaranhadode dados psicológicos sobre alguém, o modelo tipológico oferece uma direção,um suporte teórico para podermos lidar mais adequadamente com tantoselementos psíquicos.O modelo tipológico de Jung possui vantagens e desvantagens comoqualquer modelo científico. Mesmo não tendo uma grande comprovaçãoestatística ele é empiricamente observável e difícil de ser refutado. Este modeloestá baseado na visão quaternária, que é arquetípica, semelhante à mandala, e,portanto, intimamente ligado a todo o conjunto da psicologia analítica.A avaliação tipológica baseada em testes e questionários pode ser de grandevalia em mãos hábeis e preparadas, visto que o resultado puro e simples destesinstrumentos de avaliação é estático, enquanto a personalidade é bastante dinâmicae apresenta um duplo aspecto de estabilidade e mudança, entre as instânciasconsciente e inconsciente.Quem se utiliza de testes ou questionários baseados na tipologia junguianadeve ter como compreensão constante que, como qualquer instrumentopsicológico, sua precisão não é absoluta e que ele é um instrumento investigativoque fornecerá elementos para análise, juntamente com outros dados que foremlevantados.Outro ponto a ser lembrado é a necessidade que tem, quem se utiliza detestes de tipologia junguiana, de conhecer a teoria de personalidade de Jung.Quando da avaliação mais profunda dos resultados obtidos é importante levar-seem conta: o dinamismo psíquico (pois a avaliação do teste é estática); a corretacompreensão das relações entre função principal e auxiliar com a função inferior;bem como o conceito de persona e sombra que ajudarão em muito uma construçãomais aproximada do perfil psicológico do analisado.Portanto, além do material específico deste Questionário, para maioraproveitamento das possibilidades e aprofundamento teórico da tipologiajunguiana, sugerimos o estudo da literatura de suporte deste Manual, a obra TiposPsicológicos Junguianos e Escolha Profissional (Vetor Editora Psico-Pedagógica), bem como as obras indicadas na bibliografia deste Manual.Com base na tipologia de Jung, muitos instrumentos de medida foramdesenvolvidos ao longo do tempo, principalmente nos Estados Unidos da América,no bojo de uma psicologia mais pragmática que se articulou na segunda metade doséculo XIX, pela American Psychological Association (APA), sob a inspiração deJames e Cattell.Em nosso meio, nos últimos anos, tem se intensificado a procura pelo estudo




Quati Teste Psicologico.pdf



Para driblar esse cenário, as empresas estão investindo em processos seletivos mais estratégicos, voltados para a seleção de profissionais mais aderentes à cultura organizacional e com resultados satisfatórios nos testes psicológicos para seleção.


Se você se interessou pelo assunto e deseja implantar testes psicológicos para seleção dos novos talentos da companhia, neste post vamos apresentar os mais utilizados e ajudá-lo a escolher o adequado à sua empresa. Confira!


O teste psicológico é uma método de avaliação utilizado exclusivamente por psicólogos e tem como objetivo analisar os traços de personalidade e características psicológicas dos indivíduos. Eles podem ajudar a entender como as pessoas se comportam diante de diferentes situações.


Os testes psicológicos são muito utilizados no recrutamento e seleção de candidatos, pois podem ajudar a medir o fit cultural com a empresa, entender como um candidato administra seu tempo, qual o nível de concentração de um profissional, entre outros diferentes tipos de avaliação.


O teste Quati é um tipo de avaliação psicológica utilizada para identificar traços de personalidade e comportamentos. A avaliação é feita de acordo com as respostas do avaliado frente a diferentes situações.


A Bateria Fatorial de Personalidade, ou teste BFP, é um tipo de avaliação psicológica baseada no Big Five, ou Cinco Grandes Fatores (CGF). Ou seja, esse teste avalia os 5 principais traços de personalidade de cada indivíduo.


Os testes psicológicos podem ser um desses instrumentos. Eles são uma etapa importante na contratação de funcionários, pois permitem conhecer a personalidade do indivíduo e, logo, saber se seu perfil é adequado ou não para a função e à cultura da empresa.


Neste artigo, vamos apresentar o Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI), um dos testes mais utilizados por empresas que querem fazer uma contratação assertiva. Continue a leitura e aprenda mais sobre o teste e o que você precisa saber sobre ele!


Podemos entender testes psicológicos como um conjunto de tarefas pré-definidas por meio de técnicas. Eles têm a finalidade de descrever fenômenos psicológicos, com prognóstico, planejamento de intervenções ou monitoramento.


Eles podem ser escalas, questionários (exemplos de testes objetivos), inventários ou atividades que precisem de expressão gráfica do comportamento do indivíduo, a exemplo dos testes expressivo-gráfico e projetivo.


O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) é um teste que permite identificar inclinações comportamentais em um indivíduo. Ele auxilia o profissional de RH a entender qual o grau de desempenho do candidato em determinada tarefa através de sua personalidade.


O teste QUATI é uma ferramenta investigativa baseada na teoria Junguiana e em sua tipologia. Foi desenvolvido na Universidade de São Paulo por José Jorge de Morais Zacharias, e leva em consideração as especificidades da realidade brasileira.Por essa proximidade com a cultura do nosso país, é um dos mais utilizados pelos profissionais brasileiros.


O teste é composto por seis situações hipotéticas, cada uma delas contendo 15 pares de afirmações. O candidato deve optar por aquelas que acredita se aproximar do seu comportamento real. Assim, é formado um perfil da personalidade do indivíduo, categorizando-o de acordo com os tipos psicológicos propostos por Jung, o pai da psicologia analítica.


O teste contém um manual com uma tabela que relaciona os resultados obtidos, os tipos psicológicos e as profissões que mais se adequam a cada um dos tipos, amparando o profissional de recursos humanos na tomada de decisão.


O teste avalia aspectos como aptidão, afinidade e interesse que o avaliado possui, sendo capaz de definir seus comportamentos. Assim, contribui para a formação de times de alta performance e identifica um conjunto de competências essenciais para a vaga em questão.


No teste de personalidade QUATI, ainda temos as pessoas que tomam suas decisões com base no senso de justiça, detém-se a padrões lógicos e coerentes. Essas pessoas, de modo geral, são classificadas com força para a característica do Pensamento (Ps).


Portanto, podemos entender que o teste QUATI tem função primordial na gestão de pessoas, na medida em que contribui para um melhor entendimento do perfil profissional dos talentos de uma organização.


Assim, quanto ao foco de atenção, o teste possibilita identificar se ele é basicamente interno, evidenciado nas representações mentais do candidato, ideias e sentimento, ou pode ser voltado para o mundo externo, voltado para os fatos.


O mercado de recrutamento e seleção é repleto de testes e ferramentas capazes de auxiliar durante análises de perfis dos seus potenciais candidatos. Um desses métodos mais utilizados é o Teste QUATI.


Esse teste, também conhecido como Questionário de Avaliação Tipológica, é uma forma de avaliar e identificar possíveis padrões comportamentais, auxiliando na hora de selecionar grupos específicos ou reajustar planos de carreira e salários.


Ademais, assim como outros testes de perfil comportamental, o Teste QUATI faz com que as empresas sejam mais analíticas em suas abordagens se baseando em dados reais, proporcionando liberdade para que haja diversidade entre os times. Quer saber mais sobre recrutamento e seleção? Assine nossa newsletter e recebe os conteúdos em primeira mão.


Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.


Também conhecido como Questionário de Avaliação Tipológica, o teste QUATI é um meio de avaliação que tem o objetivo de identificar padrões cognitivos e comportamentais das pessoas. Assim, os resultados do teste QUATI ajudam a classificar os indivíduos em grupos específicos.


De maneira resumida, isso serve para garantir à empresa mais assertividade na organização das equipes de trabalho. Algo que também se mostra eficaz para compor treinamentos adequados para cada grupo e para suprir as demandas de acordo com cada classificação obtida no teste psicológico QUATI.


Isso porque, em sua essência, esse tipo de teste comportamental foi baseado na teoria Junguiana (as ideias do psiquiatra e psicoterapeuta sueco Carl Jung) e só mesmo com qualificações na área da Psicologia é que o processo pode ser realizado com qualidade.


Importante destacar, ainda, que o teste psicológico QUATI é simples de ser aplicado e os seus resultados são igualmente fáceis de serem analisados. Veremos isso adiante para que você tire suas próprias conclusões.


Com os resultados do teste QUATI ao alcance e com o auxílio dos especialistas de RH, a liderança consegue montar um time cujas habilidades, atitudes e comportamentos estejam em alinhamento com o projeto.


About

Welcome to the group! You can connect with other members, ge...
bottom of page